segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A importância do Brincar

Você conhece o Projeto Recreação?

O Projeto Recreação, que neste ano de 2014 conta com o apoio financeiro da AES Eletropaulo, foi pensado para crianças de 6 a 9 anos, os nossos pequenos, e utiliza o brincar como instrumento de diálogo, estímulo e desenvolvimento humano. O brincar faz parte da educação do ser humano e é a primeira e mais efetiva experiência em nosso aprendizado, sendo considerado um instrumento para o viver e conviver. 

O brincar, considerado como processo educativo, é promovido pela Acorde como uma oportunidade de desenvolvimento em que as necessidades básicas humanas são satisfeitas, tais como o praticar, escolher, perseverar, imitar, imaginar, dominar e confiar, adquirindo novos conhecimentos e habilidades, pensamentos e entendimentos lógicos e coerentes. 

Devemos encarar todo e qualquer indivíduo como agente do seu mundo, que constrói a si próprio, pensando e planejando suas ações. Brincando de roda e de bola, cantando e dançando, imaginando e interpretando, experimentando diferentes papeis e personagens, as crianças desenvolvem as habilidades que precisam para enfrentar os desafios do crescimento. 

O nosso plano pedagógico para 2014 considera como linguagem as brincadeiras de roda (que trazem em suas coreografias as simbologias específicas de unidade, considerando a importância de cada ser), as cantigas populares (que, ao longo da história, transmitem lendas e cultura através da oralidade, consolidando o vínculo afetivo e emocional entre pessoas de diferentes idades, cultuando assim a ancestralidade), e as danças populares (um patrimônio artístico cultural, de significativa importância na dinâmica da nossa sociedade e que, historicamente, vem cumprindo um papel de organização, manutenção e recriação de tradições herdadas das diferentes etnias que constituem o povo brasileiro). Através delas estimulamos e desenvolvemos características intrapessoais e interpessoais, como a autoconsciência, o autocontrole, a empatia e a cooperação. 

O futuro da nossa sociedade será determinado pelas condições oferecidas aos indivíduos nela inseridos. E é nessa perspectiva que a Acorde deseja acontecer: disponibilizando o universo das brincadeiras como instrumento de construção e educação humana.

Mauren Picelli
Assistente de Coordenação Pedagógica

Nenhum comentário: