terça-feira, 1 de abril de 2014

Papelada


O que é:
O Projeto Papelada faz parte do Programa Cativarte, desenhado para crianças e jovens entre 9 e 17 anos, com 300 atendimentos semanais. Colabora com o processo de formação de um jovem capaz de perceber a importância de estudar, confiante na sua capacidade de escolher e realizar, consciente de suas vocações e aberto a diferentes culturas.

No Projeto Papelada propomos a formação de jovens sensíveis, com visão crítica e com coragem de expressar suas opiniões, precisamos propiciar-lhes a chance de exercitar e desenvolver essas habilidades. A contemplação das formas, luzes e cores permite a apreensão do mundo estético e a reflexão sobre o patrimônio cultural.

Objetivos de desenvolvimento:
Atividades planejadas para estimular e desenvolver as seguintes habilidades:

A)           Objetivos Gerais:
Através de diversas técnicas de artes plásticas com construção de figuras de empapelamento, dobraduras, cenários, maquetes, mosaicos os adolescentes e jovens desenvolvem a sensibilidade para o mundo visual, e aprendem a se expressar através da arte, pois são estimulados a fazer a sua peça individual.

B)           Objetivos Específicos:
Espacial: a pintura e a escultura envolvem uma sensibilidade apurada para o mundo visual e espacial, assim como a capacidade de recriá-lo nas artes plásticas.
Corporal: moldar uma peça desenvolve motricidade fina no constante uso das mãos.
Intrapessoal:
- autoconsciência: descobrir talentos/prazer na manipulação de materiais/descobrir o gosto pessoal; 
- autocontrole: aprender uma técnica requer muita dedicação/é preciso muita paciência para não pular etapas (esperar a cola secar, lixar, pintar primeira mão, esperar secar, lixar, entre outros); e
- autoconfiança: acreditar na capacidade de idealizar e fabricar um objeto/ter orgulho de uma peça bem feita.
Interpessoal:
- empatia: respeitar a peça do colega, perceber que as pessoas têm gostos diferentes e respeitar as diferenças;
 - cooperação: divisão de material, colaboração com as técnicas, trabalho coletivo, olhar apreciativo ao trabalho conjunto.


Metodologia:
Através das várias técnicas de artes plásticas o educador estimula os educandos a usar a criatividade e se expressar plasticamente. Primeiramente, por meio de pesquisa na internet e em livros, ou em visitas a ateliês, tomam conhecimento da produção de artistas, e depois são desafiados a criar suas próprias peças. A convivência dos educandos de várias idades unidos pelo mesmo interesse é produtiva e estimulante. O produto é muito importante porque mostra a capacidade do grupo, mas a Acorde sabe que mais importante é o processo e a vivência de grupo, quando desenvolvem as habilidades pessoais e sociais. A auto-avaliação é feita através da montagem de um painel para expor a produção do grupo.

Material didático:
Papel, cola, jornal, revistas, arame, tinta, lixa, pincel, lápis de cor, tesoura, alicate, verniz, argila, canetas, giz, madeira, tecido e material reciclável, toca, CD, DVD, computador, maquina fotográfica, impressão de fotos (painel).

Transporte:
Uso do veículo da Acorde ou contratação de ônibus pra visitas culturais.

Número de pessoas atendidas: 20 educandos de 9 a 17 anos, inscritos no Programa Cativarte.

Duração do projeto: 12 meses, com encontros de 2 horas, duas vezes na semana, no período da tarde.

Para fazer sua doação:
1. Baixar o programa IRPF 2014 no site: 
http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2014/declaracao/download-programas.htm
2. Escolher a opção de declaração “Por Deduções Legais” e não “Por Desconto Simplificado”;
3. Lançar todos os seus rendimentos e deixar a doação para o final do preenchimento da declaração;
4. Entrar na ficha “Doações Diretamente na Declaração ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente” — que fica no Resumo da Declaração no programa;
5. Selecionar o tipo Municipal e depois, o estado: SP – São Paulo e a cidade de Embu das Artes;
6. Informar o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo software (mostrado à direita, na mesma tela); e
7. O programa emitirá um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que deve ser pago em dinheiro, pessoalmente, nas agências bancárias, ou pelos meios eletrônicos oferecidos pelo banco. O pagamento deve ser feito até o último dia da entrega da declaração.

 

Ajude-nos a controlar sua doação: 

Para podermos ajudar no controle de sua doação, é importante que nos mande as seguintes informações para o e-mail mobilize@acorde.org.br.

1. NomeCPF ou CNPJ do doador;

2. Data e valor do pagamento da DARF; e
3. Informe o projeto para o qual destinou sua doação: Projeto Papelada.
4No seu e-mail, pedimos escrever: “Estou ciente de que 90% da minha doação será direcionada para o projeto escolhido, e 10% da doação vai para o FUMCAD, conforme resolução do CMDCA de Embu das Artes”.

Nenhum comentário: