Há dois anos a Acorde firmou uma parceria com a ONG alemã Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiner (http://www.freunde-waldorf.de/projekte.html). A parceria permite que jovens do país europeu possam, durante o período de um ano, prestar serviços voluntários na Acorde, tais como aulas de alemão, música e dança para crianças e jovens brasileiros. O objetivo do programa é promover a troca de experiência entre os jovens dos dois países e desta forma enriquecer a bagagem cultural de ambos.
A Acorde já teve a oportunidade de receber alguns desses jovens e, no mês de setembro, o clima de despedida tomou conta da associação. Foi o momento de nos despedirmos de Dominic Flohr, de 21 anos, e darmos boas vindas à Mariana Marques Thurau, de 18 anos, que chegou animada para encarar o desafio.
Dominic em apresentação de violão realizada em sua festa de despedida |
Dominic Flohr, quando chegou ao Brasil, há quase um ano, falava quase nenhuma palavra em português, mas sua simpatia conquistou a todos rapidamente. “Foi na Acorde que aprendi a falar português, não tive vergonha e foi fácil me adaptar a cultura brasileira”. Ele escolheu trabalhar com crianças no Brasil como uma forma de descobrir o que queria para sua vida. “Sempre gostei de viajar e conhecer novas culturas. Conheci muitos brasileiros em meu país e estava curioso para conhecer essa nova cultura, não foi difícil escolher o país certo para mim”. Ele também fala sobre tudo que aprendeu durante o tempo que esteve no Brasil. “Aprendi a planejar e realizar meus próprios projetos. O trabalho com as crianças foi maravilhoso. Os jovens me ensinaram e mostraram bastante da vida deles. Foi um encontro importante para os dois lados”.
Flohr lembra que também teve que superar alguns desafios. “Na minha cultura as coisas são mais rígidas e encontrei dificuldades para realizar as mediações, saber quando devia falar ou ficar quieto, por exemplo, mas nada de mais”, explicou. Ele já está de volta a Alemanha e avalia como muito positiva a experiência. “Em geral, foi um ano bem valioso e importante para mim. Eu me desenvolvi muito e me sinto bem mais preparado para tudo que virá. Eu recomendo isso para todos, seja da Alemanha ou do Brasil”, finalizou em bom português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário